quinta-feira , 23 fevereiro 2017
Home / Cidade / Ação misteriosa em e-mails da Prefeitura de Capelinha trava 11 secretarias municipais

Ação misteriosa em e-mails da Prefeitura de Capelinha trava 11 secretarias municipais

Fato foi descoberto no dia 4 de janeiro. Polícia Civil vai investigar o caso e, após confirmada a autoria, será realizada denúncia no Ministério Público

invasao-cibernetica

No último dia 4 de janeiro, 11 secretarias municipais de Capelinha tiveram seus serviços travados após sumirem, misteriosamente, dados eletrônicos de e-mails da administração pública municipal. Foi realizada uma investigação interna para apuração dos fatos. A Polícia Militar registrou ocorrência e a Polícia Civil abrirá inquérito para investigar o caso. Caso seja identificada a autoria da ação, o inquérito será encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis.

Na tarde do dia 6 de janeiro, o serviço foi normalizado nas secretarias atingidas. Os dados de e-mails que misteriosamente sumiram são das pastas de Administração, Compras, Convênios, Engenharia, Finanças, Gabinete, Licitação, Ouvidoria, Patrimônio, Recursos Humanos e Vigilância Sanitária. Nas pastas de Agricultura, Comunicação, Contabilidade, Controle Interno, Cultura, Educação, Esportes, Meio ambiente, Procuradoria, Saúde, Social e Tributação permaneceram alguns dados, porém em alguns casos só há os registros até o ano de 2014.

O OCORRIDO
O Setor de Comunicação da Prefeitura recebeu a senha de acesso ao site por volta das 10h do dia 4 de janeiro, fornecida pelo analista de sistema responsável pela criação e manutenção do site. Desse período até as 14h foram apagados os dados das 11 secretarias, e os trabalhos das pastas atingidas ficaram travados. No Setor de Licitações e no Setor de Convênios, por exemplo, foram perdidos todos os e-mails recebidos e enviados nos últimos anos, incluindo a comunicação realizada entre os governos Estadual e Federal.

INVESTIGAÇÃO INTERNA
O prefeito Tadeuzinho determinou uma investigação interna, coordenada pelo secretário de Governo Aléquison Gomes, com o auxílio da Assessoria Jurídica, através das informações levantadas pelo Setor de Comunicação da Prefeitura. A empresa Hosting Machine, que hospeda o site da Prefeitura em seu domínio, passou à administração municipal quem são os dois contatos detentores dos dados de acesso à administração da conta da Prefeitura.

Ainda segundo a Hosting Machine, através do consultor Braian Montoro, somente estes contatos poderiam ter acesso ao CPanel – painel de controle onde estão localizados todos os serviços disponíveis da hospedagem do site. São serviços como e-mails, banco de dados, instalação de aplicações, entre outros. Quem tem acesso ao CPanel pode também gerir todo o conteúdo do portal institucional, onde é realizada a publicação de notícias e outros conteúdos.

CASO DE POLÍCIA
Após a investigação, o Setor de Comunicação da Prefeitura conseguiu travar a ação de invasores no site oficial e nos e-mails administrativos. A Polícia Militar foi acionada e registrou ocorrência. O município encaminhou o caso à Polícia Civil, que vai abrir inquérito para investigar quem apagou os dados dos e-mails das 11 secretarias municipais. O procurador jurídico do município, Sebastião Martins, informou: “Foi protocolado notícia-crime na Polícia Civil, objetivando a apuração dos fatos através da instauração de inquérito policial”.

Outros dados da investigação interna da Prefeitura de Capelinha serão mantidos em sigilo até que seja concluído o inquérito e apontada a autoria dos fatos.

EXPEDIENTE INTERNO
A Prefeitura de Capelinha comunica que, por causa dos transtornos causados com o travamento das secretarias municipais, realizará apenas procedimentos internos até o dia 27 de janeiro. Neste período não haverá atendimento ao público. A medida se dá para organização interna dos serviços administrativos. O atendimento ao público na Prefeitura de Capelinha será retomado no dia 30 de janeiro. Mais informações pelo telefone (33) 3516-1348.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CAPELINHA

Veja Também

Consep logo

Capelinha terá Conselho Comunitário de Segurança Pública

Criação do Consep será discutida dia 14 em reunião da Rede de Vizinhos Protegidos. Evento ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *